quarta-feira, 31 de agosto de 2016

E NÃO É QUE ERA MESMO UM GOLPE...


Como professor de Liderança e amante do teatro, preciso dar a mão à palmatória. Realmente havia um "golpe" sendo orquestrado, uma perfeita encenação pra ser mais exato. Nos fizeram crer que entre eles, os políticos, haviam "golpistas" e "golpeados". Foram ainda mais além e nos fizeram acreditar que entre nós, haviam "golpistas" e "golpeados". 

Ao final, as reações mal contidas de alegria entre eles em ambos os discursos de hoje à tarde, o de Dilma e o de Temer, são a melhor ilustração desse momento de êxtase que só os excelentes atores conhecem, após conseguir a comoção da plateia que sai acreditando que a encenação foi realidade. A magia do teatro utilizada para a manipulação do povo, o "circo" a que se referiam os Césares do Império Romano.

A realidade: todos eles (TODOS!) eram os "golpistas" e nós, todos nós (TODOS!) os "golpeados". Bem que Maquiavel insistia no "dividir para governar". Eles conseguem que nós saíamos divididos, achando que o outro lado não entende nada, apontando todos os erros do lado oposto e esquecendo completamente os erros do lado ao qual, supostamente, pertencemos. Assim, como numa equação matemática, um lado anula o outro, e eles conseguem anular a força que teríamos se percebêssemos que juntos, nós contra eles, seríamos muito mais fortes. 

A chama de esperança que senti nas mobilizações populares de 2013, onde éramos nós contra eles, sem partidos, apenas nós, acabou de ser apagada. Eles venceram! Nossas ideias naquele período ameaçavam a todos. Eles precisavam se unir e, historicamente, são bons nisso, mesmo quando se odeiam. Além disso, como bons discípulos de Maquiavel, sempre foram experts em nos dividir. O "golpe" foi arquitetado desde aquela época. Estavam o tempo todo encenando um grande teatro para nos distrair, como sempre fizeram. Oscar merecido para Dilma e Temer!

Agora que conseguiram o que queriam, que derrotaram seus verdadeiros inimigos (NÓS!), anuladas nossas forças, cada um vai pro seu lado, encenar sua "peça" particular, cada um com uma parcela de plateia alienada, vaidosa de ter se posicionado do lado certo. 

Não é que o "gigante" tenha adormecido, ele foi covardemente dopado e derrubado. Eles conseguiram! Mais uma vez eles conseguiram! Todos eles conseguiram! Como na fala do Capitão Nascimento: "O Sistema é Foda!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua sugestão, sua crítica!